Adriano Barroso

Adriano Barroso está na carreira artística ha 30 anos, é ator, dramaturgo, escritor, roteirista, diretor e preparador de elenco.

No teatro, atuou em mais de 30 peças, na maioria com o Grupo Gruta de Teatro.

No cinema participou de quinze curtas metragens com destaque para “Matinta”, vencedor de diversos prêmios no Brasil e onze longas, com destaque  para: “Eu receberia as piores noticias de seus lindos lábios” de Beto Brant e Renato Ciasca; “Órfãos do Eldorado” de Guilherme Coelho e “Teoria do ímpeto”, de Marcelo Faria e Rafael Moura. Está no elenco do longa-metragem Dentes, de Julio Taubkin e Pedro Arantes, com previsão de estreia em 2020.

Na Tv participou da série “Pacto de Sangue” (Canal Space – no ar) e das novelas “A força do querer” (Globo-2017); “Cheia de Charme” (Globo – 2012) e “Vidas em Jogo” (Record – 2007);

Conduziu a preparação de elenco dos projetos: “Para ter onde ir”, “Pacto de Sangue” e “Ribeirinhos do Asfalto” e “Matinta”.

Como roteirista, tem 14 roteiros filmados entre curtas de ficção e animação, documentários e Série de Tv (infantil e adulto), e três documentários filmados( “Ópera Cabocla”, “Chupa-chupa e Paradoxos”, “Paixões e Terra Firme”) que lhe renderam alguns prêmios nacionais.

Barroso tem diversos prêmios como melhor ator no teatro, livros publicados de dramaturgia (com tradução e montagens na França e em Cuba) e uma profunda pesquisa nos mitos, lendas e rituais dramatizados na região norte. Em 2017 também lançou o livro “Ato – Paixão segundo o Gruta”, livro que conta de forma romanceada a trajetória do grupo de teatro de maior longevidade da região amazônica e um dos cinco do país.

Data de nascimento: 30/04/1969
Altura: 1.87m