Data de nascimento: 22/03/1989
Altura: 1.75m

Fran Lipinski formou-se pelos cursos livres de teatro do Pé no Palco em 2011, em Curitiba. Passou também pelos Núcleos de Dramaturgia e Encenação do SESI-PR (2011-2013) e pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP (2014). Participou de cursos de interpretação para Cinema e TV com Luciana Canton (Técnica Meisner), Marcelo Munhoz, Adriana Pires, Daniel Lopes, Miguel Rodrigues e Fernando Leal. Também realizou diversos cursos livres em Cinema: Cinema Total (filmmaking), pelo Centro Europeu; Cinema Total (filmmaking), pelo Instituto de Cinema; Roteiro, com Luciano Coelho; Crítica, com Fábio Andrade e Pablo Villaça.

No teatro, atuou nas peças profissionais “A Hora da Estrela” (2011-2), com direção de Vanessa Corina e Alexandre Bonin – Festival de Teatro de Curitiba 2012; “Satyricon Delírio”, com direção de Edson Bueno – Festival de Teatro de Curitiba 2012; “Frenesi”, com direção de Raquel Schaedler – Mostra de Dramaturgia SESI/Teatro Guaíra 2013 e Festival de Teatro de Curitiba 2014, dentro da mostra do Coletivo de Pequenos Conteúdos. Em 2016, encenou, ao lado de Lauanda Varone, sua primeira dramaturgia, “Origens”, na qual atuou e a qual também co-dirigiu. Na TV, fez uma participação na série “O Negócio” (4ª temp.). Atuou nos curtas-metragens: “Partida”, “Sobrenatural”, “A casa sem separação”, “O Filho do Mago”, “Fragmentos de uma metrópole”, “Brasil x Holanda”, “Agridoce”, “Ilha Sonora” e “A única certeza”..

É também autora do livro de microcontos “Molly Finnegan”, lançado em maio de 2018 pela Editora DTX, e é membro do Núcleo do Grupo de Pesquisa em Cinema Ap 43, onde é atriz e roteirista.

Trabalhos

Ano: 2018

direção: Caroline Biagi
personagem: Cléo

 

 

Ano: 2018

4a temporada
Personagem: Marcela- HBO

Ano: 2015

Curta - direção: Nathália Tereza

“O Negócio” – 4a temporada