Projeto "Diálogos" (2023)

Luciana Canton é atriz formada no New York Conservatory for Dramatic Arts, onde fez o curso técnico profissionalizante de atuação para cinema com a técnica Meisner. Luciana também é formada em Cinema pela Universidade de São Paulo, com mestrado no Audiovisual da USP e doutorado em Artes Cênicas na USP. Entre os locais onde já lecionou atuação para cinema estão a Escola de Arte Dramática (EAD), East 15th Acting School (Londres), a Academia Internacional de Cinema, a Universidade Belas Artes, onde também foi coordenadora da pós graduação em Cinema, e a Universidade de São Paulo (professora por 7 anos na graduação de Audiovisual).

Como atriz no teatro, colaborou com diretores como Yuri Butusov, Francisco Carlos, Mario Bortolotto, Marcos Bulhões e Marcelo Denny, Dan Rosseto, Ruy Madeira; no cinema, com os diretores Paolo Gregori, Paulo Sacramento, Lucas Camargo de Barros, entre outros. Como atriz no audiovisual, integrou o elenco da novela "Jamais te Esquecerei", do SBT, e fez participações na série "Turma do Gueto", da Record.

Sua estréia como diretora de cinema foi com o longa "Intimidade Pública", de 2016, que passou em 22 países e foi vencedor de melhor filme em oito festivais internacionais na Espanha, Itália, Canadá, Rússia, Estados Unidos e Austrália, incluindo prêmio de melhor direção de longa metragem no Los Angeles Diversity Film Festival. Atualmente trabalha em seu segundo longa metragem, intitulado Floresta: interior, noite, que teve uma abertura de processo online com atores no final de 2021.

Luciana preparou o elenco dos longa metragens Oeste outra vez de Érico Rassi e Segundo movimento de piano e costura de Marco del Fiol. Como diretora de teatro, Luciana dirigiu a peça Os amantes do viaduto do Chá (2015), a live cênica Pagu: onde começa a voz (2020), os espetáculos de dança-teatro Machomachine (2021) e Dueto (2022).

Data de nascimento: 06/06/1972
Altura: 1,67m