Projeto "Diálogos" (2023)

Cenas do curta "Se Precisar de Algo"

Maya de Paiva

Maya de Paiva é atriz, performer e mediadora cultural. Recifense, residente em São Paulo, é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo e estudante da Escola de Arte Dramática (EAD/USP). Em sua formação artística passou também pela SP Escola de Teatro e pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP.

No cinema participou de sete longa-metragens com direção de Cláudio Assis, Heitor Dhalia, Fellipe Fernandes, Miguel Antunes Ramos, Juliana Rojas, Tiago Mata Machado e Ricardo Alves Jr. Seu trabalho mais recente é o curta-metragem "Se precisar de Algo", dirigido por Mariana Cobra, em que atua como protagonista e teve sua estreia no Festival do Rio de 2023. Atuou também como protagonista do curta "Vigia", dirigido por João Victor Borges, circulando em mais de vinte festivais. Na TV participou da minissérie do Canal Brasil "Fim do Mundo", co-dirigida por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.

No teatro e performance desenvolve uma pesquisa autoral em que investiga questões relacionadas à colonialidade, corpo e linguagem. Seus principais trabalhos são ato de fala, suportes para dois e TUBO. Também atuou no espetáculo teatral A FESTA – Estratégias musicais para sobreviver com direção de Claudia Schapira e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; na performance coletiva Macaquinhxs e participou da companhia de teatro de bonecos Pia Fraus, nos anos de 2017 e 2018.

Data de nascimento: 28/04/1995
Altura: 1.72m